O que é a cabeça de impressão da impressora?


A cabeça de impressão da impressora é a principal peça da impressora, essa é responsável por transferir a tinta do ribbon para o papel. A parte a qual entra em contato com o ribbon é constituída por uma linha de micropontos.

A quantidade de micropontos presentes varia de 8 a 24 pontos por mm, e define a resolução da impressora, que vai de 200 dpi a 600 dpi. Na impressora térmica, por exemplo, a tinta é transferida a partir do aquecimento dos pontos da cabeça de impressão, o que gera uma fonte de calor que funde a tinta do ribbon e transfere-a para a superfície em contato.

Há várias tecnologias de cabeças de impressão, as mais utilizadas são as cabeças planas (Flat-head) e as cabeças corner-edge / near-edge, já nas impressão de etiquetas, utiliza-se na maioria das vezes a tecnologia Flat-head, a tecnologia Corner-edge é mais adequada para imprimir sobre embalagens em maiores velocidades, chegando em até 1000 mm por segundo.

Esteja sempre atento para escolher o ribbon para que o mesmo seja o adequado para sua cabeça de impressão para melhor adaptação de seu ribbon e maior qualidade de impressão.